C:\>

Desde que larguei a vida de Apple vinha usando Linux numa boa de acordo com as minhas necessidades. Por conta de um projeto que trabalhei na Intelie de aplicativo desktop Windows voltei a usá-lo, coisa que não fazia desde o tempo do ensino médio. Já nessa vida de dual boot, resolvi voltar a jogar PES e acabei mantendo o Windows por conta do jogo. Depois, veio o triatlo e a programação de treinos no Garmin que só era possível no Windows ou OSX e desde então fiquei no dual boot.

Isso era tranquilo até então porque meu Avell tinha suporte a 2 HDs então ficava cada um no seu quadrado. Só que acabei me enjoando dele por conta do tamanho e peso e busquei por um novo notebook menor e leve. Acabei chegando no Inspiron 13 5000. Com a limitação de apenas 1 HD tive que fazer uma escolha.

Então, estou de volta ao Windows e aprendendo aos poucos como usar pois diferente do ensino médio que só jogava e fazia trabalho no Word e Power Point agora é preciso trabalhar também. Felizmente, o mundo nos deu Docker e a Microsoft tem evoluido muito no percepção de buscar os desenvolvedores de volta para o seu ambiente com participação forte no mundo open source.

Uma das primeira coisas que já fiz e recomendo para quem entrar nessa jornada é ativar o modo desenvolvedor, habilitar o Ubuntu Bash e instalar o Docker. Já vai ser um grande passo no processo ter essas ferramentas ativadas e funcionando.

Ainda preciso estudar sobre o Power Shell e aprender a usá-lo para melhor minha produtividade no Windows. Aos poucos estou usando e aprendendo um pouco mais os detalhes diferentes do Bash.

Estou ainda me sentindo meu estranho nesse novo mundo, sem aquele terminal maroto que eu resolvia vários problemas no jogo rápido e todas as teclas de atalhos que sabia. Resta agora ir usando e aos poucos pegando o hábito para começar a me sentir em casa.

Estou aberto a receber dicas e sugestões de leitura, podcasts e videos sobre trabalhar no ambiente Microsoft mesmo não usando ferramentas deles como C#. No meu caso estou trabalhando com Data Science e afins com outros fornecedores.

Obrigado e até o próximo.

Author image
Vitória - ES, Brasil Website
Formado em Engenharia de Computação na UFES e trabalhando com desenvolvimento de software para o mercado desde 2012. Hoje estou focado na área de ciência de dados e negócios.