letscode.exe

Nessa volta ao Windows uma coisa não podia faltar é a possibilidade de continuar a trabalhar com desenvolvimento normalmente. Felizmente, nos últimos anos uma mudança de cultura na Microsoft fez muitas coisas mudarem para melhor e hoje temos um ambiente de desenvolvimento muito bom no Windows.

Uma dessas grandes mudanças foi a criação do Ubuntu Bash que trás ao Windows todo o ambiente Linux a nível de terminal. Acredito que só isso já teria sido suficiente para mim e estaria usando o Windows sem problemas. Só que as mudanças vão além, nos últimos anos tivemos o surgimento do Docker e toda a comodidade criada para usar Docker no Windows fecha esse bingo de recursos para programadores. De quebra, não menos importante, fizeram o VS Code nassa febre de aplicações Electron based que é sensacional.

Ubuntu Bash

ubuntu-bash
Essa é a cara dele já depois de algumas configurações que fiz, aproveitei meus arquivos de .bash_profile e outros do Linux que tinha. Com isso já consigo usar a linha de comando no Windows com muito mais conforto em relação ao que era antes apenas com o Prompt (não cheguei a usar o Windows com Power Shell antes disso).

Instruções para instalação aqui.

Docker

docker
Uma coisa que já vinha evitando faz um certo tempo no Linux era ficar instalando banco de dados e afins no meu sistema operacional para evitar gastos de recursos que não eram necessários 100% do tempo. O Docker veio como solução ideal para isso com a facilidade de executar esses tipos de serviços.

Com o Docker Machine que é abstraído pela aplicação da imagem acima é possível criar um ambiente Docker dentro do Windows. O funcionamento dele é bem simples. O Docker Machine é um comando que gerencia Docker Hosts remotos, poderia ser na Azure, AWS ou outro provedor de Cloud qualquer mas no nosso caso como é ambiente de desenvolvimento estamos delegando no caso para o Hyper-V (é possível também utilizar o VirtualBox mas precisa ser manual o processo).

Instruções para instalação aqui.

VS Code

vscode
Acredito que tenha virado o queridinho de muitos recentemente o VS Code apareceu como uma dar melhores alternativas hoje de editores livres do mercado. Depois de tempos de Vim e Sublime como editores principais o VS Code veio a substituir todos eles com facilidade no meu dia para diversas situações. Acabo não utilizando o tempo todo pois ainda lido com Java que preciso usar o IntelliJ da Jetbrains.

Instruções para instalação aqui.

Open source

A Microsoft nos últimos anos tem feito um enorme trabalho para melhor sua imagem no mundo de desenvolvimento e principalmente na criação de comunidades e softwares. Isso é muito bom pois temos mais uma gigante assim como Google e Facebook ajudando na evolução do mercado.

Mais detalhes do que a Microsoft faz no mundo open source pode ser visto aqui.

Author image
Vitória - ES, Brasil Website
Formado em Engenharia de Computação na UFES e trabalhando com desenvolvimento de software para o mercado desde 2012. Hoje estou focado na área de ciência de dados e negócios.