Fontes de conhecimento

Recentemente fui questionado de como acho os diversos links para textos, videos e podcast que compartilho nas redes sociais e afins. Essa é uma questão muito pessoal e talvez o que funcione para mim não te atenda mas vou compartilhar aqui as minhas fontes e como faço para consumir elas.

Livros

Era a minha principal fonte de conhecimento, adotei esse hábito na UFES quando era aluno e tinha o acesso ao enorme acervo da biblioteca central e a biblioteca do Centro Tecnológico. Foram muitos livros lidos e outros que só passearam na minha bolsa. Depois da universidade reduzi a quase zero livros físicos e adotei o uso do Kindle. Já passei por diversas fases de forma de consumir eles, no transporte, na hora do almoço ou antes de dormir. Hoje, infelizmente, não tenho coseguido ler como gostaria, tenho comprado mais para ler partes do livro pontualmente e tentar resolver meus problemas.

Artigos de blog

Tenho algumas fontes principais: Reddit, Hacker News e RSS, em todas elas tenho o hábito de olhar umas 3 vezes ao dia pelo menos e ver se tem algo novo e interessante, minha solução para RSS é o Feedly (saudades do Google Reader). Se for algo muito chamativo acabo lendo na hora, caso contrário, jogo no Pocket e depois vejo de acordo com a prioridade e interesse. Além dessas, também recebo recomendações de links via Twitter, grupos de Facebook, Slack e grupos no Telegram. Geralmente, faço aquela leitura mais rápida só para saber do que se trata e vejo a introdução e conclusão do texto para saber se me interessa, só então que depois leio por completo o artigo. Aprendi essa técnica de leitura para artigos científicos na UFES com o meu orientador.

Podcasts

Assino vários desde coisas relacionadas a trabalho e interesses pessoais. Uso o PocketCast para gerenciar meus feeds tanto na Web quanto no aplicativo do Android. Meus atuais de tecnologia são:

Podcasts tem sido uma ótima escolha como fonte de conhecimento pois consigo fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo e consumir muito rápido pois uso esses recursos de aceleração e acabo escutando tudo no dobro da velocidade pelo menos.

YouTube

Sigo vários canais mas ignoro a maioria das coisas do meu feed por não me interessar no momento nos assuntos relacionados a tecnologia, tenho visto mais os videos curtos e de coisas não relacionadas a tecnologia como esporte, nutrição e finanças. Não vou listar os canais aqui pois são muitos mas sigo basicamente os diversos canais que as grandes da cloud, AWS, Google e Microsoft, e de eventos como StrangeLoop, PyCon, Confreaks e outros. Assim como podcasts também vejo tudo acelerado para conseguir consumir mais em menos tempo.

Cursos online

Sem relutei contra pois não conseguia manter o compromisso mas isso tem mudado. Ano passado fiz dois cursos na Udacity e consegui concluir ambos sem muitos problemas, rolou uma certa correria no fim para entregar o projeto mas deu tudo certo. No momento não estou fazendo nenhum pois estou mais focado na trilha de Data Science com Python que comprei no Datacamp. Além disso, tenho uns cursos compradas na Udemy me esperando também.

Eventos

Tenho ido a poucos eventos mas eles sempre são bons para aprender coisas novas ou estimular a buscar o conhecimento. Assistir palestrar e fazer o networking nos eventos é sempre enriquecedor.

Author image
Vitória - ES, Brasil Website
Formado em Engenharia de Computação na UFES e trabalhando com desenvolvimento de software para o mercado desde 2012. Hoje estou focado na área de ciência de dados e negócios.