Analisando o feedback da Dev-ES Conf 2018

Olá pessoal,

depois de mais um evento anual da Dev-ES resolvi fazer uma rápida pesquisa com os participantes do dia para entender o que as pessoas buscam no evento e o que acharam do que foi ofertado.

Aproveitei para coletar feedback das palestras e palestranstes e repassar ao mesmos, essa parte da pesquisa não vou divulgar e fica a critério do palestrante comentar a respeito. Outra coisa, a pesquisa foi feita pelo Google Forms e não era obrigado a se identificar para responder.

No total foram 48 horas de formulário online para que o pessoal tivesse a oportunidade de responder que foi divulgado por e-mail na lista de inscritos no Sympla e Slack da Dev-ES, nesse tempo 37 pessoas responderam o questionário. Vamos aos resultados!

Como ficou sabendo do evento?

Como o Slack é o nosso canal de comunicação mais ativo acabou levando essa disputa, o interessante no resultado é o LinkedIn ganhar com margem do Facebook onde qualquer assunto se divulga mais rápido.

Você foi no evento?

A maioria dos que responderam foram no evento para ficar o dia todo mas é impressionante a quantidade dos que ficam parcialmente. No dia isso foi possível se notar com a variação de público entre as palestras.

O que achou do coffee break?

O coffee break foi bem aceito pelo pessoal que frequentou o evento mas ainda possui insatisfações que vou discutir em outro tópico. O que vale ressaltar aqui por hora é a falta de fornecedores diferenciados e o curto tempo que resolvemos isso. Usamos o mesmo fornecedor de todos os anos anteriores.

O que poderia melhorar no coffee break?

Questionaram por comidas mais salgadas, variedade, opção vegetariana, comida gelada, pouco café, falta de copos e café puro. Tiveram pessoas que falaram também que não tinham o que reclamar e outras que não fizeram uso do coffee break.

Começando pelo mais comentado, o café, ele foi fornecido pelo Salesiano e não fez parte do serviço contratado, realmente, a falta de café puro fez falta e mais copos para beber. Já estamos considerando alternativas para isso no próximo ano.

Sobre a comida, a falta de variedade depende do fornecedor, se tiverem sugestões podem postar nos comentários do site. A comida fria é complicado garantir que venha quente pois depende do transporte e a sala tinha ar condicionado, pode ter chegado até quente mas no momento que a pessoa comeu já ter esfriado. Variedade e opção vegetariana, no formulário da inscrição tinha um campo destinado a pessoas com restrição, ninguém pediu opção vegetariana, sem lactose ou gluten mas acredito na importância dessas opções sempre.

Gostaria de fazer um comentário geral sobre as palestras?

Não consegui ver todas, mas a que vi foi bem explicativa.

Na próxima veja todas! rs

Achei o conteúdo de todas muito pertinentes e atuais.

É um dos nossos objetivos quando escolhemos as palestras, por isso, precisamos de mais propostas!

Achei as palestras em um nível médio melhor que a do ano passado, e não vi nenhuma palestra péssima, o que é comum em todo evento.

Bom saber ques estamos evoluindo e saber que não tivemos bem aceitas pelo público.

Creio que as palestras do DevES deveriam ser rasas em conteúdo tecnológico. Muitos palestrantes tentam apresentar assuntos que são complexos sem ter a noção de que uma palestra não é tempo o suficiente para isso.

Temos que ter palestras em todos os níveis na minha opinião, apesar do estado ainda não estar no mesmo nível de SP, por exemplo, de fomento de tecnologias e discussões é importante ter a variação de níveis nas palestras senão limitados os grupos que vão ao evento. Sobre o tempo, usamos um padrão de tempo de diversos eventos por ai, procure sobre o evento The Stange Loop e veja o nível técnico das palestras que acontecem por lá.

É uma palestra, não uma aula. Talvez incentivar os palestrantes a serem mais diretos.

Sim, palestras é um momento de compartilhar experiências e abrir o espaço para discussão sobre diversos temas. O formato de aula / curso / treinamento devem ser feitos em espaços reservados a workshops. Será que a comunidade tem interesse nisso? :)

Faltou palestras sobre front end

Não tivemos propostas de palestras sobre o assunto, além disso, não tivemos propostas também na área de mobile e data science. Cadê essa galera da Dev-ES?

Seria interessante, quando possível, ter algumas palestras mais "hands-on".

É um tipo arriscado de palestra que depende do local, por exemplo, tivemos diversos problemas com o projetor no evento e acabamos perdendo muito tempo transferindo os slides do palestrantes para o meu notebook pois ele era um dos poucos que funcionava no projetor. Também não tinhamos internet para o caso de algo online. Acredito que o hands-on poderia ficar para o modelo de workshop.

Gostaria de ter eventos menores em 2019 como meetups ou hangouts?

Maioria das pessoas querem ter mais eventos da Dev-ES durante o ano mas para isso precisamos de mais variedade de palestras e palestrantes. Precisamos de vocês para fazer isso acontecer. Curiosamente, tem gente que não tem interesse, seria por conta da opção de hangout?

Teria interesse em palestrar em 2019?

Como já sabemos, as pessoas não tem interesse em palestrar, gostaria de entender melhor a dificuldade das pessoas quanto a isso. Acho que vou fazer outra pesquisa a respeito disso. Seria a falta de confiança? Vergonha? Falta de habilidade de falar em público? Vamos conversar sobre!

Quais assuntos você tem interessem em palestrar? (em caso de sim na pergunta anterior)

Cloud computing, arquitetura de software, gestão de pessoas, AWS, CSS, a jornada de um autodidata na computação, Node, frameworks JavaScript, Wordpress, Elixir, soft skills e DDD.

Assuntos interessantes mas onde vocês estavam quando abrimos para inscrição de palestras?

O que achou do local do evento?

As pessoas se demonstraram satisfeitas com o local que foi o mesmo do ano anterior mesmo com um espaço menor. Estavamos contando com o auditório que não aconteceu mas conseguimos realizar o evento mesmo assim. Como a taxa de pessoas que não comparecem no dia é alta não tivemos problemas.

Gostaria de fazer algum comentário sobre o local do evento?

Foi questionado um espaço maior para o próximo ano, nessa parte era para não ter sido problema, estavamos considerando o auditório até saber próximo ao evento que não seria possível. Estamos vendo a opção de no próximo ano alugar um local preparado para eventos.

Apertado e quente, tivemos que apertar as fileiras e cadeiras para colocar mais e suportar a todos, consequentemente o ar condicionado pode não ter dado conta também da quantidade de pessoas. Foi o que conseguimos fazer para realizar o evento, desculpe o transtorno.

Barulho, por conta de ficar em um corredor fechado e ao lado da sala com coffee break, o barulho foi notado na sala que acontecia as palestras, o problema que essa reclamação foi feita só aqui, poderia ter abordado a organização no dia e ter pedido para o pessoal na sala do coffee pegar mais leve.

Falta de networking, foi comentado a falta de oportunidade das pessoas se conhecerem e trocarem papo por conta de formação de grupinhos no dia. Infelizmente, não temos como mudar muito isso, vai de você abordar quem você tem interesse em conversar ou se meter no meio de conversas. É natural as pessoas que se conhecem se unirem para conversar pois muitas vezes não se encontram com frequência por conta do cotidiano.

Apenas VGA no projetor, esquecemos de levantar melhor esses pontos sobre a infra da palestra o que gerou transtornos nas trocas entre palestras, precisamos melhorar nisso.

No mais, tivemos agradecimentos ao Salesiano por oferecer o espaço para realização do evento, fica aqui também o nosso da organização.

Já tem conta no Slack da Dev-ES?

Vem para o Slack você também! Entre aqui.

Conclusões pessoais

Achei positivo o saldo  do evento, não tivemos grandes problemas impedindo a realização do mesmo. Coisas chatas acontecem e temos que ter paciência e maturidade para resolver o problema e não estragar o evento.

Por conta da correria da vida pessoal dos organizadores muita coisa ficou de última hora. Várias coisas que aconteceram não estavamos contando que teriamos, acreditem! Fica o meu agradecimento aos amigos que partciparam na organização e os patrocinadores que ajudaram a pagar os boletos.

Falando em boletos, uma coisa chata na parte de receber o dinheiro é a emissão de nota e afins. Seria interessante nos próximos anos a empresas pagarem diretamente ao fornecedor.

Acabei não vendo todas as palestras mas curti as que fui, fica o meu agradecimento aos palestrantes pela disponibilidade no dia principalmente aos que se deslocaram de SP arcando com os próprios custos e tirando uma parte do pouco tempo que tem para ver família aqui para compartilhar conhecimento com nós.

No mais, vamos evoluir nossa comunidade em 2019!

Abraços, João

Author image
Vitória - ES, Brasil Website
Formado em Engenharia de Computação na UFES e trabalhando com desenvolvimento de software para o mercado desde 2012. Hoje estou focado na área de ciência de dados e negócios.