Posts

OpenResty na prática

OpenResty na prática

Olá, OpenResty é uma plataforma completa para trabalhar como uma primeira camada na sua infraestrutura de aplicações fazendo um papel de Proxy ou Load Balancer. O projeto é um fork do NGINX e evoluido com o uso do LuaJIT para enriquecer a plataforma de entregar uma solução completa. Caso venha a se interessar no projeto e tenha interesse em recursos mais avançados existe uma empresa por trás do projeto que vende soluções pagas da ferramenta com mais funcionalidades.
Conhecendo o Terraform

Conhecendo o Terraform

Olá, venho aqui no blog compartilhando tem um certo tempo uma apresentação básica de tecnologias mdoernas voltadas a área de infraestrutura que tem ganhado muito força e atração no mercado. Sei que não são realidade também mas na minha bolha social e profissional de pessoas que já estão lidando com infraestrutura como código elas já são realidades e hoje venho falar do Terraform que fecha esse ciclo de ferramentas que venho apresentando.
O básico do HTTP em Go

O básico do HTTP em Go

Olá, nesse novo artigo venho mostra o básico do que você precisa saber de Go quando for trabalhar com Go quando o assunto for HTTP, seja do lado do servidor ou cliente. São dicas simples que podem te fazer evitar dores de cabeça no futuro caso não tenha cuidado com isso. Estou escrevendo esse artigo para ter uma referência alternativa em português a dois artigos da Cloudflare muito bons: So you want to expose Go on the Internet e The complete guide to Go net/http timeouts.
E esse tal de BGP?

E esse tal de BGP?

Olá, nesse artigo pretendo explicar um pouco sobre o que é o Border Gateway Protocol (BGP) mas antes disso é preciso passar por alguns outros conceitos para no fim entender porque muitas das grandes falhas da internet mundial tem essa sigla envolvida e como isso também é usado na rede da sua empresa. Contextualizando O primeiro passo é entender em qual nível estamos falando dentro do Modelo OSI, no caso, a camada de aplicação onde também temos o DNS que é amplamente conhecido, o DHCP que é o responsável por distribuir IP.
Git e afins para iniciantes - parte 2

Git e afins para iniciantes - parte 2

Olá, no último artigo encerramos na parte do Git como serviço que é onde começamos a explorar o melhor recurso dele que é o poder pessoas contribuirem umas com as outras. Neste novo artigo vou comentar sobre as opções mais conhecidas hoje serviços de Git, mostrar alguns padrões e formas de uso e dar minha opinião a respeito disso e a polêmica questão se o Github é ou não o seu curriculo.
Vamos falar de DNS?

Vamos falar de DNS?

Olá, você já deve ter visto essa sigla alguma vez na sua vida. Talvez já tenha até configurado isso na sua máquina sem bem entender direito para que serve, né? Nesse texto pretendo fazer um resumão de DNS para ajudar qualquer pessoa que queira entender mais sobre o assunto. A definição formal tá aqui na rfc1034, sobre a implementação rfc1035 e para quem tiver mais curiosidade a lista completa. Se ficarem dúvidas ou tiverem sugestões de continuidade no assunto é só comentar no fim do artigo ou entrar em contato comigo por algum meio dos informados na página inicial do blog.
Git e afins para iniciantes - parte 1

Git e afins para iniciantes - parte 1

Olá, acredito que você que está chegando no mercado de tecnologia independente de ter ou estar fazendo alguma formação superior ou técnica em tecnologia já desenvolveu algum trabalho que demorou certo tempo e você precisou salvar versões dele. Esse processo é muito comum no mundo de tecnologia e o termo mais comum é versionar o projeto. Exemplificando, vamos supor aquele trabalho no ensino médio sobre história medieval que você precisou fazer, provavelmente, você usou o Word e tinha o seu trabalho-história-mediaval.
Conhecendo o Ansible

Conhecendo o Ansible

Olá, dando continuidade nos artigos de infraestrutura como código chegou a hora de escrever sobre o Ansible. Um pouco de história, o Ansible veio como solução semelhante ao Puppet e Chef pela empresa de mesmo nome com o produto sendo o Ansible Tower que depois foi comprada pela Red Hat e agora a Red Hat foi comprada pela IBM. Meu primeiro contato foi em 2017 depois de uma experiência bem simples com o Puppet.
AWS IAM direto ao ponto

AWS IAM direto ao ponto

Olá, sou usuário de AWS tanto da forma pessoal quanto profissional tem alguns anos e uma das coisas que deveriam ser suas preocupações ao criar uma conta na AWS é o Identity and Access Management (IAM). Tenho um sentimento que esse recurso da AWS é sempre usado de forma muito rasa e errada na maioria dos lugares pois as permissões configuradas são sempre brandas demais. Vou tentar nesse artigo passar uma visão geral sobre o recurso e minha opinião a respeito de como fazer um bom uso do mesmo.
Conhecendo o Packer

Conhecendo o Packer

Olá, eventualmente no seu trabalho ou projeto pessoal será preciso subir uma instância de sistema operacional para realizar alguma tarefa ou hospedar algum tipo de serviço, por exemplo, seu computador pessoal não tem um hardware muito robusto e você precisa fazer um processamento pesado nele e opta por criar uma máquina robusta na AWS para executar a tarefa. Hoje, as três principais provedoras de serviços de nuvem oferecem isso com diversos tipos de imagens e suporte para você criar as suas: AWS, Azure e Google Cloud.